19 DE ABRIL – LUTA INDÍGENA

CONVERSANDO COM SEGURIDADE – Entrevista com André Tredinnick
abril 15, 2021
CURADORIA – Artigo “Proteção social é determinante para conter a COVID-19, indica estudo internacional”, por Maria Fernanda Ziegler.
maio 3, 2021

19 DE ABRIL – LUTA INDÍGENA

A história indígena no Brasil, país brutalmente colonizado, é uma história de escravização e silenciamento de nossos povos originários. A data celebrada em 19 de abril pelo “dia do índio” reforça a imagem de celebração que deveria ser voltada a conscientização da etnia indígena e sua militância. Reproduz, também, o vocábulo “índio” ao invés de indígena, despindo parte de seu sentido étnico.

O atual governo brasileiro intensifica a necropolítica (por meio de desassistência programada), através de ações e omissões contra os povos indígenas, resultando em denúncias em órgãos internacionais de direitos humanos de ecocídio, genocídio e crime contra a humanidade, em face do chefe do executivo – Jair Bolsonaro.

Reafirmamos, enquanto FSMSSS, a importância da visibilidade da realidade indígena, sua história, sua cultura e a relação de respeito e coexistência com o meio ambiente.

ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish